Assim comecei ...

11-03-2011 04:22

 

 

Assim comecei …

 

O gosto pela docência começou bem cedo, era eu aluna da terceira classe, na escola primária. Nas férias gostava de brincar com os meus irmãos e os meus vizinhos às escolinhas. Era uma brincadeira que eu levava muito a sério. Com folhas que sobravam dos cadernos da escola, eu fazia pequenos cadernos para os “meus alunos” que ensinava numa sala que arrumavamos para esse efeito. Foi nesta brincadeira de miúdos que primeiro senti o prazer de ensinar.

Aos dez anos tive o primeiro contacto com aulas de música numa banda que interrompi para recomeçar aos catorze anos numa academia.

Foi também com 10 anos que encontrei uma professora que ainda hoje recordo porque ela era diferente. Recordo o seu nome e recordo sobretudo as suas aulas de Educação Musical. Na altura não sabia a diferença entre o professor transmissor e o professor facilitador. Apenas sentíamos um prazer enorme na forma como vivíamos e aprendíamos com aquela professora.  

Não tinha ideias precisas quanto à minha profissão, mas recordo que queria estar ligada à música e queria aprender a ensinar daquela forma.

Hoje sou professora de Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico.

Que professora sou?